-Confeccionar pipas de diferentes tipos e cores. - -Levantamento dos brinquedos construídos pelos pais e avós e que não são mais encontrados
hoje em dia. -Tentar construir alguns brinquedos de antigamente. -Confecção de brinquedos sonoros -Descobrir nos personagens universais (fada, bruxa, gnomos, dragões,...) similaridades com os
personagens do folclore brasileiro. Por exemplo: cuca = bruxa, urubu = corvo, curupira = Robin Hood. -Produzir contos a partir de um conjunto proposto de palavras. Exemplo: era uma vez um lobisomem...,
e aos poucos, introduzir novas palavras na história (mula-sem-cabeça, cavalo alado, etc). -Pesquisar os contos de encantamento tradicionais no Brasil. -Onde podemos encontrar os livros? Visitando, manipulando e conhecendo a Biblioteca da escola e
da cidade. -Representar os contos ouvidos em sala de aula. - Confecção de rendas (se possível) e cestos de papel. - Pesquisar a origem e como são feitas as rendas. - Procurar na comunidade algum artesão e trazê-lo para uma amostra prática em sala de aula. - Fazer levantamento de que outros artesanatos são utilizados como utensílios. - Pesquisar e brincar com os diversos jogos cantados com corda. - Conhecer e aprender sobre os diversos nós. - Tipos de corda: nylon, sisal, ticum, cabo de guerra, etc.
CAVALHADAS - o folclore pode nos ajudar a conhecer e compreender o local onde vivemos, assim
como ampliar nosso olhar para outros mundos. A história desse festejo nos remete a tempos remotos onde Mouros e Cristãos se enfrentavam, e isso
nos sugere o brincar com jogos de competição. Jogar dentro desse contexto se torna, além de divertido,
propor conhecimentos sobre tais povos e sobre o próprio festejo. Brincar, correr, jogar, vencer, perder, são palavras presentes no universo das crianças. É no jogo que se
aprende a trabalhar em equipe, a criar e respeitar regras, desenvolver-se motora e cognitivamente.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES (usar a interdisciplinaridade): Investigar sobre a história das cavalhadas.
Utilizar formas de escolha para criação das equipes.
Criar bandeiras, flâmulas e/ou estandartes de cada equipe.
Vivenciar os jogos descritos nas cavalhadas.
Confecção de armas e adereços com; JORNAL, PAPELÃO, ETC.
RECEITAS E ALQUIMIAS - quem foi que disse que a cozinha não é um grande laboratório de
invenções e descobertas? Vamos refletir sobre isso? A partir da culinária podemos decifrar o mundo que nos cerca. Descobrimos medidas, proporções,
sabores, eventos, épocas, desejos e necessidades e, nada é mais fascinante do que experimentar,
manusear, produzir e perceber resultados, por vezes imediatos, por outras mais tardios, porém,
nem tão demorado que não se possa presenciar. Do micro para o macro, partiremos deste pequeno universo para descobrir tudo, ou o que se pode
alcançar, tendo como mapa as receitas do nosso Brasil afora, como meio de transporte o fogão,
seja à lenha ou à gás, e como bagagem o que nele preparamos. Sejam bem vindos a essa viajem! SUGESTÕES DE ATIVIDADES (usar a interdisciplinaridade):
CONTOS E ENCANTAMENTOS - fazendo-se passar por tantos personagens capazes de morrer,
ressuscitar, governar, voar, virar monstro, príncipe e princesa, a criança vai descobrindo cada vez mais a
magia de viver. Os contos de encantamento serão um caminho de acesso, não somente ao mundo da fantasia,
presente na criança, mas também aos meios de comunicação, como o teatro e a televisão, bem
como ao próprio livro. Neles estará presente todo o repertório de sentimentos e emoções carregado
pelas crianças: medo, perda, morte, vida, poder, submissão, vingança, etc. É a literatura contribuindo para a construção do universo interno e externo, de maneira lúdica e
transparente, tal qual a criança.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES (usar a interdisciplinaridade)
- Descobrir nos personagens universais (fada, bruxa, gnomos, dragões,...) similaridades comos
personagens do folclore brasileiro. Por exemplo: cuca = bruxa, urubu = corvo,curupira = Robin Hood.
- Produzir contos a partir de um conjunto proposto de palavras. Exemplo: era uma vez um lobisomem...,
e aos poucos, introduzir novas palavras na história (mula-sem-cabeça, cavalo alado, etc).
- Pesquisar os contos de encantamento tradicionais no Brasil.
- Onde podemos encontrar os livros? Visitando, manipulando e conhecendo a Biblioteca da escola e da
cidade.
- Representar os contos ouvidos em sala de aula.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS DO 6° AO 9° ANO
Língua portuguesa:
Confecção de:
- Coletânia de adágios, provérbios populares, frases de pára-choques, adivinhações, quadrilhas,
e cantigas de ninar;
- Varal folclórico ilustrado pelos alunos;
- Almanaque por região fazento o levantamento do vocabulário regional, receitas típicas, lendas e
mitos, brincadeiras e jogos, cultos e crendices, instrumentos folclóricos, cantigas e danças, festas
e calendário. Entrevista com:
-folcloristas da região para expor sobre as tendências folcóricas atuais;
-artistas do povo.
Realização de:
- Concursos de trovas;
- Pesquisa e criação de trava-línguas;
- Intervalo ou recreio cultural com uma apresentação.
Teatro de:
- Lendas e causos;
- Produçao e declamação de poesias e trovas;
- Desafio ( diálogo popular cantado) e repentes (texto de improviso);
- Releitura e criação de cenas do folclore brasileiro, utilizando recursos não verbais: pintura, colagem...
individual ou em grupos.
Geo-história:
- Seleção e levantamento do material folclórico brasileiro de origem indígena, portuguesa e africana;
- Apresentações informativas; origem, principais personagens, enredo, áreas geográficas, épocas de
representações, instrumentos que acompanham;
- Confecção de cartazes e painéis das regiões brasileiras com: trajes típicos, instrumentos e danças,
culinária característica, cultos dominantes de origem folclórica, lendas e mitos principais, brincadeiras
e jogos, músicas folclóricas;
Matemática:
- Criação de problemas envolvendo brinadeiras ingênuas e simples, mas que exigem bom raciocínio:
"se você é inteligente doutor ou caipira diga-me quanto fica quem de vinte e cinco tira?" Resposta: 15
- Pesquisa e levantamento de crendices em que o foco superticioso é representado por números:
número da sorte e do azar....
- Entrevista com os apostadores de loteria sobre os números da sorte e do azar.
Ciências: - Levantamento dos nomes de chás, pomadas, simpatias e outros remédios de fabricação caseiras e a
maneira de prepará-los;
- Discussão sobre a medicina popular, listagem dos nomes das ervas naturais e possíveis efeitos sobre
as enfermidades;
- Exposição de : trabalhos artesanais ( moringas, cuias, torrados de café, pilão) e raízes e plantas usadas
na medicina popular.
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