PROJETO FOLCLORE

            Em Agosto trabalharemos com o projeto FOLCLORE, LENDAS E MITOS DO BRASIL, com o objetivo de promover uma atividade interdisciplinar através da integração da escola como um todo.
           O educando além de obter o conhecimento dos costumes das regiões brasileiras, terá a oportunidade de se integrar no processo de aprendizagem de uma forma prazerosa.
Sugestões de atividades que podem ser trabalhadas com os alunos do 1º ao 5° ano do Ensino
Fundamenta I em sala de aula.
         Português
    - Produzir ilustrações de livretos utilizando a técnica da impressão em mosaicos.
    - Produzir acrósticos com o próprio nome.
    - Criar quadrinhas nos mesmos moldes dos cordéis.
    - Descobrir de onde veio a literatura de cordel.
    - Fazer montagem de uma fotonovela a partir de fotos existentes e/ou novas feitas exclusivamente para a atividade.
    - Trabalhar com retrato pintado e com retrato falado.
    - Relação da fotografia com o cinema.
    - Relações entre a literatura de cordel e a imprensa.
    Artes
    -Confeccionar pipas de diferentes tipos e cores. -
    -Levantamento dos brinquedos construídos pelos pais e avós e que não são mais encontrados hoje em dia.
    -Tentar construir alguns brinquedos de antigamente.
    -Confecção de brinquedos sonoros
     -Descobrir nos personagens universais (fada, bruxa, gnomos, dragões,...) similaridades com os  personagens do folclore brasileiro. Por exemplo: cuca = bruxa, urubu = corvo, curupira = Robin Hood.
    -Produzir contos a partir de um conjunto proposto de palavras. Exemplo: era uma vez um lobisomem...,  e aos poucos, introduzir novas palavras na história (mula-sem-cabeça, cavalo alado, etc).
    -Pesquisar os contos de encantamento tradicionais no Brasil.
    -Onde podemos encontrar os livros? Visitando, manipulando e conhecendo a Biblioteca da escola e  da cidade.
    -Representar os contos ouvidos em sala de aula.
    - Confecção de rendas (se possível) e cestos de papel.
    - Pesquisar a origem e como são feitas as rendas.
    - Procurar na comunidade algum artesão e trazê-lo para uma amostra prática em sala de aula.
    - Fazer levantamento de que outros artesanatos são utilizados como utensílios.
    - Pesquisar e brincar com os diversos jogos cantados com corda.
    - Conhecer e aprender sobre os diversos nós.
    - Tipos de corda: nylon, sisal, ticum, cabo de guerra, etc.
    CAVALHADAS - o folclore pode nos ajudar a conhecer e compreender o local onde vivemos, assim  como ampliar nosso olhar para outros mundos.
    A história desse festejo nos remete a tempos remotos onde Mouros e Cristãos se enfrentavam, e isso  nos sugere o brincar com jogos de competição. Jogar dentro desse contexto se torna, além de divertido, propor conhecimentos sobre tais povos e sobre o próprio festejo.
    Brincar, correr, jogar, vencer, perder, são palavras presentes no universo das crianças. É no jogo que se  aprende a trabalhar em equipe, a criar e respeitar regras, desenvolver-se motora e cognitivamente.
    SUGESTÕES DE ATIVIDADES (usar a interdisciplinaridade):
    • Investigar sobre a história das cavalhadas.
    • Utilizar formas de escolha para criação das equipes.
    • Criar bandeiras, flâmulas e/ou estandartes de cada equipe.
    • Vivenciar os jogos descritos nas cavalhadas.
    • Confecção de armas e adereços com; JORNAL, PAPELÃO, ETC.

    RECEITAS E ALQUIMIAS - quem foi que disse que a cozinha não é um grande laboratório de invenções e descobertas? Vamos refletir sobre isso?
    A partir da culinária podemos decifrar o mundo que nos cerca. Descobrimos medidas, proporções, sabores, eventos, épocas, desejos e necessidades e, nada é mais fascinante do que experimentar,  manusear, produzir e perceber resultados, por vezes imediatos, por outras mais tardios, porém, nem tão demorado que não se possa presenciar.
    Do micro para o macro, partiremos deste pequeno universo para descobrir tudo, ou o que se pode  alcançar, tendo como mapa as receitas do nosso Brasil afora, como meio de transporte o fogão,  seja à lenha ou à gás, e como bagagem o que nele preparamos. Sejam bem vindos a essa viajem!
    SUGESTÕES DE ATIVIDADES (usar a interdisciplinaridade):
    • Visita ao mercado local para levantamento de produtos alimentícios e seus custos.
    • Seguir a receita de um prato típico do Brasil. 
         CONTOS E ENCANTAMENTOS - fazendo-se passar por tantos personagens capazes de  morrer,
 ressuscitar, governar, voar, virar monstro, príncipe e princesa, a criança vai descobrindo cada vez mais a
 magia de viver.
    Os contos de encantamento serão um caminho de acesso, não somente ao mundo da fantasia, presente na criança, mas também aos meios de comunicação, como o teatro e a televisão, bem como ao próprio livro. Neles estará presente todo o repertório de sentimentos e emoções carregado pelas crianças: medo, perda, morte, vida, poder, submissão, vingança, etc.
    É a literatura contribuindo para a construção do universo interno e externo, de maneira lúdica e transparente, tal qual a criança.
    SUGESTÕES DE ATIVIDADES (usar a interdisciplinaridade) - Descobrir nos personagens universais (fada, bruxa, gnomos, dragões,...) similaridades comos personagens do folclore brasileiro. Por exemplo: cuca = bruxa, urubu = corvo,curupira = Robin Hood. - Produzir contos a partir de um conjunto proposto de palavras. Exemplo: era uma vez um lobisomem...,  e aos poucos, introduzir novas palavras na história (mula-sem-cabeça, cavalo alado, etc). - Pesquisar os contos de encantamento tradicionais no Brasil. - Onde podemos encontrar os livros? Visitando, manipulando e conhecendo a Biblioteca da escola e da  cidade. - Representar os contos ouvidos em sala de aula.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS DO 6° AO 9° ANO

Língua portuguesa:

Confecção de:
- Coletânia de adágios, provérbios populares, frases de pára-choques, adivinhações, quadrilhas,
 e cantigas de ninar;
- Varal folclórico ilustrado pelos alunos;
- Almanaque por região fazento o levantamento do vocabulário regional, receitas típicas, lendas e
mitos, brincadeiras e jogos, cultos e crendices, instrumentos folclóricos, cantigas e danças, festas
 e calendário.
Entrevista com:
-folcloristas da região para expor sobre as tendências folcóricas atuais;
-artistas do povo.
Realização de:
- Concursos de trovas;
- Pesquisa e criação de trava-línguas;
- Intervalo ou recreio cultural com uma apresentação.
Teatro de:
- Lendas e causos;
- Produçao e declamação de poesias e trovas;
- Desafio ( diálogo popular cantado) e repentes (texto de improviso);
- Releitura e criação de cenas do folclore brasileiro, utilizando recursos não verbais: pintura, colagem...
 individual ou em grupos.

Geo-história:
- Seleção e levantamento do material folclórico brasileiro de origem indígena, portuguesa e africana;
- Apresentações informativas; origem, principais personagens, enredo, áreas geográficas, épocas de
representações, instrumentos que acompanham;
- Confecção de cartazes e painéis das regiões brasileiras com: trajes típicos, instrumentos e danças,
 culinária característica, cultos dominantes de origem folclórica, lendas e mitos principais, brincadeiras
 e jogos, músicas folclóricas;

Matemática:
- Criação de problemas envolvendo brinadeiras ingênuas e simples, mas que exigem bom raciocínio:
"se você é inteligente doutor ou caipira diga-me quanto fica quem de vinte e cinco tira?" Resposta: 15
- Pesquisa e levantamento de crendices em que o foco superticioso é representado por números:
número da sorte e do azar....
- Entrevista com os apostadores de loteria sobre os números da sorte e do azar.


Ciências:
- Levantamento dos nomes de chás, pomadas, simpatias e outros remédios de fabricação caseiras e a
 maneira de prepará-los;
- Discussão sobre a medicina popular, listagem dos nomes das ervas naturais e possíveis efeitos sobre
 as enfermidades;
- Exposição de : trabalhos artesanais ( moringas, cuias, torrados de café, pilão) e raízes e plantas usadas
 na medicina popular.